Sites utilizados: http://quatrorodas.abril.com.br/QR2/
http://www.chevrolet.com.br/index.shtml?

Sistema Oxi-sanitização GM


Você acha que é possível deixar o ar dentro do seu carro totalmente livre de micro-organismos? A GM garante que sim com seu novo “revolucionário sistema de oxi-sanitização”, que é oferecido desde outubro apenas a donos de carros Chevrolet em algumas autorizadas da marca. A promessa é de um serviço que “permite eliminar do ar interno do veículo, em apenas meia hora, as bactérias, fungos, vírus, ácaros e odores indesejáveis”.

Para conferir se o sistema funciona, convocamos um Corsa 2005 com 52 349 km rodados acostumado a levar fumantes e um cachorro – e que não é equipado com ar-condicionado. Antes, o veículo deu uma paradinha no laboratório Controlbio para verificação da quantidade de bactérias e fungos no ar da cabine. Segundo Camila Silveira da Fonseca, microbiologista do laboratório, a promessa dificilmente seria cumprida. “Não dá para eliminar todos os contaminantes do ar. Ninguém vive em um ambiente estéril”, disse.

Após a coleta de micro-organismos, fomos à autorizada Vigorito, em São Paulo. Para fazer a higienização, coloca-se dentro do veículo uma máquina que absorve o oxigênio do ar e, por meio de uma descarga elétrica, produz ozônio e oxigênio ionizado, gases com propriedades germicidas. O aparelho fica 30 minutos dentro do veículo, com os vidros fechados. Após a aplicação, a intenção é que o ar interno fique livre de micro-organismos, por um custo de 90 reais.

No mesmo dia voltamos ao laboratório para a segunda coleta do ar. As notícias não foram boas: houve redução de apenas 15,1% nas bactérias e aumento de 620% dos fungos. “Isso não quer dizer que a máquina não funcionou. O problema é que, sempre que você abre as portas ou janelas, o ar externo contaminado vai invadir a cabine e o ar limpo vai sair. O serviço não é eficaz para uso em um carro”, diz. Mas Camila explica que os níveis de micro-organismos antes e depois estavam dentro de limites normais.

O diretor-geral de pós-vendas da GM do Brasil, Luiz Carlos Lacreta, informou que a montadora realizou testes com três modelos da marca e obteve resultados próximos de zero e que os carros se mantiveram até 60 dias sem bactérias.

http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/cumpre/sistema-oxi-sanitizacao-gm-518137.shtml

0 comentários:

Postar um comentário